Buscar
  • Marcio Nobre

Abrir empresa sem planejamento?

Tempo de leitura: 3 minutos

Abrir empresa sem o devido planejamento tributário no Brasil é o mesmo que começar uma obra sem a contratação de um arquiteto.

Expectativa

Comprei 1 terreno e quero construir a casa que minha família sempre quis. É um sonho que será realizado para mim depois de tanto esforço e dedicação… Dá aquela ansiedade! Já até tenho em mente o que quero: Três quartos, sala, cozinha, copa, área gourmet integrada à cozinha.

Está tudo aqui na minha cabeça, planejado. Só falta mesmo contratar um pedreiro e começar.

Realidade

Com 3 meses de obra, quando o alicerce já está feito e as paredes começaram a subir, percebo que não gostei do tamanho do quarto do casal. Ficou muito pequeno, acho que ele não entendeu o que eu falei. Então peço ao pedreiro para refazer e aumentar um pouquinho a suíte, ele me explica que terei que comprar mais material, mais cimento, e disse que como ele já tinha feito, irá me cobrar um adicional pelas alterações.

O que vou fazer? A obra já está em andamento, então vou lá e compro mais material, pago mais para o pedreiro, invisto mais tempo para acompanhar a obra de perto, me envolvo no famoso stress de obra…

Não precisa ser assim

A situação descrita acima é muito comum, pois não temos o costume de planejar. Dá aquela sensação de que será mais caro o prévio planejamento, não é?⠀

Mas como podem ver, muitas vezes é o contrário.

Se no caso hipotético eu tivesse contratado um arquiteto para me ajudar a colocar meu sonho no papel, talvez tudo fosse mais fácil. O arquiteto fará a harmonia dos desejos com a realidade e irá demostrar o que é possível, como ficará e todas as alterações necessárias serão feitas, antes de começar qualquer trabalho.⠀

Numa empresa é bem parecido.

Expectativa

Vou abrir minha empresa dos sonhos, vender e faturar.

Já sei o que quero vender, umas pessoas falaram que se interessam pelo meu produto/serviço. Vai dar certo, tenho certeza!

Realidade

Logo no primeiro mês o contador apresenta as guias para pagamentos dos impostos sobre as vendas realizadas e vejo que não terei dinheiro para pagar os impostos. Como ninguém me avisou desse gasto quando falei de abrir empresa?!

Planejamento tributário é a chave

No decorrer das atividades, o(a) empresário(a) sentirá na pele surpresas desagradáveis com valores exorbitantes que ele(a) nem imaginava. Se não há planejamento, será mais uma empresa inadimplente.⠀ ⠀

O contador não tem tempo suficiente para analisar cada caso de acordo com as intenções do sócio e/ou procurar a melhor estrutura societária e tributária a ser aplicada para a futura empresa que será aberta. Nem tudo pode ficar a cargo dele, é preciso saber e planejar TODOS os gastos antes de se arriscar.⠀

Assim como, não se começa uma construção de uma casa sem um bom arquiteto, não se abre uma empresa sem um bom Planejador Jurídico que buscará adequar os desejos dos sócios à melhor realidade tributária e societária para a empresa.

E eu sei que muitos vão ler essa história e concordar em todos os termos. Então se precisar de ajuda, aqui está um post para começar. Se preferir, pode me seguir no Instagram para novos conteúdos toda semana.

Mas me diga, você já pensou no que pode fazer hoje para planejar e colocar seus sonhos no papel?

0 visualização

© 2019 por Palombina.

Planejador Jurídico
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon