top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarcio Nobre

Como não perder sua riqueza: quando tudo foge do seu controle.

Tempo de leitura: 8 minutos


Atenção todos que já pensaram que iriam perder sua riqueza – empresários(a), administradores, proprietários de imóveis, empreendedores, advogados, contadores e administradores de negócios próprios ou de terceiros: Tão importante como construir riqueza, é sua capacidade de mantê-la!

Imagine toda sua batalha, suor, horas, dias e anos dedicados para construir seu patrimônio e de sua família (dinheiro, imóveis, jóias, carros) para em um momento de crise, quer seja em seu país, empresa ou na sua vida pessoal, você perder tudo!

Além da perda de patrimônio, em muitos casos você fica com uma dívida enorme em função das obrigações assumidas e não honradas.

Acredite, esse cenário é muito comum no mercado empresarial.

Trabalho há quase 20 anos com empresas familiares e já vi de perto muitas fecharem suas portas e seus sócios perderem seus bens pessoais, tudo em função das dívidas da empresa.

Você ouviu falar em desconsideração da personalidade jurídica? Se ainda não, então precisa se ligar neste termo. Aqui no blog temos artigos como esse e esse que falam sobre proteção do patrimônio! Assim, você poderá evitar os mais diversos problemas da insegurança jurídica.

Quando começamos a construir riqueza, trabalhamos arduamente, nos empolgamos, ficamos eletrizantes.

Assim que vemos a conta corrente aumentar os dígitos, começamos a comprar coisas e satisfazer nossos desejos como forma de nos presentear, nos recompensamos pelo esforço. Nós começamos a viver um novo estilo de vida, mas não nos preocupamos em nos proteger financeiramente. Nunca lembramos  que tão importante como construir é manter.

Não me refiro aqui às proteções contra eventos do qual não temos controle, tais como roubo, acidentes, incêndios, e etc, para isso já existe o Seguro tradicional contra perdas. Me refiro as proteções jurídicas de nossos bens pessoais. Devemos evitar perder nossa riqueza e protegê-la contra dificuldades financeiras, sejam elas empresariais ou pessoais.

Falências, cobranças fiscais, protestos no SPC, Serasa, processos trabalhistas, reclamações de consumidores, danos morais, indenizações…  existe uma infinidade de problemas de toda a sorte que estão sujeitos a qualquer cidadão ou empresa.

Os riscos são naturais, desde o nosso nascimento já corremos riscos.

Quando entramos na vida social então, os riscos aumentam. É muito comum não nos preocuparmos com esse tipo de proteção. É de nossa índole e natureza honrar com nossa palavra, com nossos compromissos.

Ninguém quer ficar devendo, mas há coisas que fogem totalmente ao seu controle, vejam um exemplo:

Certa vez tive um cliente que era funcionário de uma grande empresa, ele era Diretor Administrativo e após uma crise na empresa em que trabalhava, não tinham caixa para pagar os impostos. Passados alguns anos de sua demissão, o fisco lhe enviou uma notificação para pagamento dos impostos daquela empresa em que ele era apenas funcionário.

Sim, exatamente isso que você leu.  Ele foi considerado responsável pelos não recolhimentos dos impostos e como a empresa não conseguiu pagar a conta veio para ele.

Infelizmente não tivemos êxito em sua defesa e ele parcelou a dívida em alguns anos pelo Refis para se livrar inclusive de problemas criminais.

Outro caso que também me recordo bem, é de um senhor que veio até o escritório para se defender de uma cobrança de alugueis atrasados que sua irmã não pagou.

O que ele tem a ver com isso, irmãos agora são responsáveis pelas dividas cometidas pelo caçula?

Não, claro que não.

Mas o fato é que esse Senhor havia sido Fiador de sua irmã há uns 10 anos antes e sua mana estava em débito com os locativos tendo em vista perda do emprego do marido.

Só para resumir, esse senhor não tinha condições de pagar todos os atrasados, pois já somavam 2 anos, mais multas e honorários advocatícios e seu único imóvel de moradia foi penhorado e levado a leilão para quitar a dívida.

O leitor irá me indagar: Nossa, mas eu sempre ouvi dizer que quando temos um imóvel de moradia não perdemos por nada pois existe a lei do bem de família que protege.

Pois é, realmente existe a lei, mas existem as exceções e uma delas é a Fiança (inciso VII do artigo 3).

Caro leitor, ninguém abre empresa já sabendo que não irá pagar os impostos, os funcionários, os alugueis.

Ninguém abre empresa querendo burlar o sistema, lesar os consumidores.

Todos queremos e buscamos sempre andar na linha, não é verdade?

Ocorre que não temos controle de tudo.

Nós abrimos empresa e contratamos funcionários, os treinamos, os supervisionamos, mas… são seres humanos! A qualquer momento um pode destratar alguém, e desse único episódio pode surgir uma ação de danos morais de algum consumidor que se sentiu ofendido.

Veja que são inúmeros riscos a que qualquer pessoa, jurídica ou física, está sujeita. Inclusive eu e você.

É comum pensarmos que somos imbatíveis: ah isso não vai acontecer comigo, sou do bem, ando direito com minhas coisas, sempre contrato bem os funcionários, sempre atendo bem meus clientes, estou em dia com os impostos… enfim, sou o Super-Man!

Ocorre que expectativa e realidade são cenários diferentes.

Agora eu te pergunto, com todos esses riscos, você enfrenta os negócios como?

Com medo.

O medo de perder limita seus ganhos…

Um exemplo clássico é quando você investe na Bolsa de Valores.

Começa com valores pequenos para testar seus conhecimentos e geralmente tem muito êxito, ganhos de percentuais vultuosos, enquanto as taxas de juros giram em torno de 12% ao ano, você, logo no primeiro mês de investimento na bolsa já obteve metade disso, pensa consigo: Nossa, que bom, vou testar mais um mês! E novamente o ganho é bem superior a média do mercado.

Ocorre que quando você coloca um valor em dinheiro considerável, seus ganhos naturalmente caem drasticamente. Muitas vezes você tem até perdas, surgem retornos negativos, prejuízos. Mas espera, o que aconteceu? Eu estava ganhando!

É muito simples: sua mente. Sim, não tem nada a ver com o mercado e sim sua mente.

O medo de perder limitou seus ganhos, pois antes você se arriscava mais, a eventual perda não afetaria sua vida, era pouco dinheiro. Agora que colocou mais grana, esse pensamento é capaz de te abalar, pois deve ter mais cuidado, mais cautela… ou seja, você ficou com medo.

Uma coisa é você jogar no vídeo game alguns jogos simuladores de guerra, outra coisa bem diferente é ir para uma guerra de verdade. Reflita sobre isso.

Os antigos diziam, “quem não arrisca, não petisca”

Mas como se arriscar com o medo de perder? Por isso, que a base correta é:

“Se proteja antes e empreenda sem medo”.

Realmente faz sentido, se entrar no jogo (de verdade) com medo, logicamente limitará seus ganhos, e é aí que precisamos pensar em proteger o que já conquistamos, justamente para não ter medo da perda e seguir em frente com foco e determinação aumentando ainda mais nossa riqueza.

Temos que nos questionar e buscar como podemos nos proteger, proteger o que já conseguimos para buscar crescimento patrimonial sem exposição a riscos ao nosso tão suado patrimônio. Nós não queremos perder nossa riqueza.

Em todos os exemplos de casos acima, a perda da riqueza poderia ter sido evitada para que seus patrimônios pessoais não respondessem pelas dívidas de terceiros.

O funcionário Diretor Admiministratoivo da grande empresa não tinha que responder por dívida de empresa que nem era sua.

O Senhor da fiança, por que raios teve que pagar por dívida contraída por sua irmã?

Existem inúmeras formas de se precaver:

As ilegais, como a ocultação de patrimônio, porém isso é uma fraude contra a sociedade, contra credores. Se descoberta essa prática, é totalmente desconstituído todas as operações e além disso, é considerado crime passível de diversos tipos de sanções, desde as administrativas como multas até a prisão do responsável.

Mas existem formas legais de proteção do patrimônio, antes, restritos somente aos muito ricos.

Atualmente existe formas muito acessíveis e competentes para proteger nosso patrimônio, preservando-os por gerações, trazendo segurança jurídica para você, sua família, para o mercado em geral, onde todos ganham.

Aqui no blog temos vários posts onde você pode se aprofundar no tema e evitar perder sua riqueza.

Se gostou deste artigo e quer aprender mais para se proteger ou ainda ganhar dinheiro prestando consultoria de proteção patrimonial ao seu  cliente, por favor, cadastre ao lado seu melhor e-mail para receber em primeira mão os demais artigos!


6 visualizações0 comentário
bottom of page