Buscar
  • Marcio Nobre

Lucro Presumido: Como calcular os 2 principais tributos

Tempo de leitura: 2 minutos

No post anterior passamos de forma simplificada como se apura a base de cálculo do Lucro Presumido. Agora, vamos ao cálculo dos 2 principais tributos que incidem no regime de apuração pelo lucro presumido.

O objetivo é apresentar de uma forma simples conceitos e forma de cálculo para que depois, nos próximos artigos, você perceba quais são os reflexos para fins de obtenção de teses tributárias e para discussão ou planejamento tributário a ser aplicado nas empresas.

Depois, mais adiante em outros post, falaremos sobre:

  1. PIS – Programa de integração social;

  2. COFINS – Contribuição para o financiamento da Seguridade Social e o;

  3. AIR – Adicional do Imposto de Renda.

Então vamos lá:

IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica

Na aula anterior, explicamos que para o cálculo do Lucro Presumido é importante saber a diferença entre os tipos de receitas, apenas para relembrar:

Receita Bruta = todas as somas em dinheiro recebidas pela empresa a receita Bruta são compostas por receita operacional e receita não operacional.

Receita Operacional = somente as somas em dinheiro recebidas pela empresa decorrentes da atividade principal da empresa.

Receita não – operacional = outras somas de dinheiro recebidas tais como juros de aplicações financeiras, venda de ativo imobilizado, renda de participações em outras empresas como sócia e etç, ou seja, todas as entradas não decorrentes de sua atividade principal.

Cálculo exemplificativo Receita Bruta 250.000,00 Sendo: Operacional240.000,00 Não-operacional10.000,00

Base de cálculo do Lucro Presumido = 240.000,00 x 8% = 19.200,00

Sobre a base de cálculo do Lucro Presumido calculado sobre a Receita Operacional devemos calcular 15% de IRPJ e 9% de CSLL que ficaria assim:

IRPJ – Imposto de Renda = Base de cálculo (no exemplo acima 19.200,00) x 15% = 2.880,00 CSLL – Contribuição Social = Base de cálculo (no exemplo acima 19.200,00) x 9% = 1.728,00.

Ficou fácil?

Fiz um post bem específico porque gostaria de deixar aqui registrado um exemplo de cálculo dos 2 principais tributos que incidem no regime de apuração pelo lucro presumido.

Se tiver alguma dúvida ou queiram esclarecer algum ponto, basta me chamar por email ou pelas Redes Sociais (Instagram e Facebook)!

Tenha uma ótima semana!

#tesestributárias #pessoajurídica #impostoderenda #planejamento #cálculo

5 visualizações

© 2019 por Palombina.

Planejador Jurídico
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon