top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarcio Nobre

Por que o planejamento sucessório é importante para épocas de crise?

Utilidade do Planejamento Sucessório


O planejamento sucessório é utilizado para organizar o patrimônio da família, definir o futuro dele e protegê-lo de próprios herdeiros que, na ausência de seus pais, não conseguem controlar seus sentimentos emocionais como ciúmes, inveja, ganância e etc. 


Então, podemos falar que ele é útil e independe de momentos de crise, mas no que se refere a estes, a sua importância fica mais evidente.


Sobre as consequências de brigas entre irmãos no patrimônio familiar veja este artigo: Irmãos que brigam pelo patrimônio.

A Hora de fazer o planejamento sucessório

No que se refere a momentos de crise, a sua importância fica mais evidente.


Quando do falecimento de alguém que deixou bens à inventariar, em geral, os herdeiros precisam vender algum ou alguns bens para poder custear todo o processo de inventário.


Isto porque o custo de um processo de inventário fica em média de 8% a 12% do valor de mercado dos bens, à depender da região de localização dos mesmos.


Se bem feito um planejamento sucessório, de forma econômica, ou seja, antes de ocorrer falecimento (e isso não tem data certa para ocorrer, é de surpresa) o custo fica em torno de 2% a 4% do valor do patrimônio, chegando em muitos casos em uma redução de 75% se comparado a um inventário.


Nós temos ciência de que quanto mais precisamos de dinheiro, mais caro ele fica.


De forma que, se de repente temos um óbito na família, haverão necessidades, (fora a questão do sepultamento), de inventariar os bens, pagar os impostos, honorários advocatícios, custas processuais/cartórios.


Todo esse trâmite é caro, necessita de dinheiro disponível imediatamente, pois os pagamentos são à vista e com prazo curto, 30 dias à contar do falecimento, sob pena de multa e impossibilidade de venda e administração dos bens (imóveis, empresas, dinheiro no banco) enquanto não efetuado o inventário.


Por isso, ainda mais nestes momentos de crise, no qual, ter que dispor de recursos de maneira inesperada para custear um processo de inventário pode abalar qualquer orçamento, é muito oportuna a implantação de um bom planejamento sucessório familiar.



49 visualizações0 comentário
bottom of page