top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarcio Nobre

O que é holding: um conceito para mudar seu jeito de empreender

Tempo de leitura: 4 minutos

Resolvi criar esse post sobre o que é holding , pois daria facilmente para escrever um livro sobre o tema e não esgotar o assunto. Nós inclusive já explicamos um pouco sobre o assunto nesse post. Aliás, esse é um dos assuntos principais desse blog, apesar de não aparecer com esse nome muitas vezes.

O blog planejador jurídico surgiu para compartilhar um pouco do conhecimento que adquiri não só em livros, mas também na prática do trabalho como advogado. Eu uso diariamente os conhecimentos que compartilho aqui com você.

Então, neste post, apenas concentro um pouco do que é holding e sua utilização em algumas situações mais comuns.

É… Uma empresa.

A holding nada mais é do que uma empresa, exatamente igual a qualquer outra. Possui contrato social ou estatuto, CNPJ, razão social, sede, funcionários, contabilidade, operações e tudo o mais que uma empresa tem. Se quiser, pode até colocar nessa lista o cafézinho.

O que diferencia uma holding das demais empresas é seu objetivo: ela geralmente é criada para ser sócia de outras empresas (holding participações) ou para ser gestora de imóveis (holding patrimonial).

É… Uma empresa que gerencia outras empresas

Na medida que seu negócio começa a crescer ou se você se vê pronto para expandir, então chegou a hora de aprender o que é holding. A ferramenta ideal para crescer de forma segura é criar uma holding. Ou seja, fazer o uso de uma empresa para ser a sócia majoritária dos seus negócios operacionais.

Assim, o uso de uma Holding neste caso irá concentrar os serviços administrativos das empresas operacionais. Vai centralizar o financeiro, a contabilidade, o RH, dentre outras atividades de gestão, gerando economia e eficiência aos seus negócios.

É… Uma empresa para gerenciar imóveis

Quem possui imóveis para locação e venda sabe muito bem, ou deveria saber, dos custos tributários envolvidos. Sem falar da papelada que são necessárias a cada transação.

A tributação é um dos maiores “come lucro” das operações imobiliárias. Pois é bem comum a pessoa calcular o valor da venda, mas se esquecer do sócio carinhosamente apelidado de “Leão”. E nem adianta tentar correr ou se esconder, uma hora ou outra ele te encontra para pegar uma parte do seu lucro.

Mas se você ler esse post até o final pode se preparar para essa armadilha.

Criar uma holding para ser a proprietária destes imóveis possui diversos benefícios. O principal é a redução com impostos em torno de 40 a 50%! Esses valores são calculados de acordo com a média dos casos em que prestamos consultoria, em comparação dos casos de holding ao imóvel em nome da pessoa física.

Se quiser consultar como reduzir o montante de impostos que você paga, pode conferir um estudo mais detalhado do tema aqui: http://planejadorjuridico.com/porque-orientar-seu-cliente-a-nao-deixar-os-imoveis-na-pessoa-fisica/

É… Uma empresa para ampliar seus horizontes!

É uma empresa criada para aumentar a escalabilidade dos seus negócios, ampliar lojas com filiais e ou uma empresa criada para você poder diversificar seus negócios;

O sonho de todo empreendedor é aumentar seu negócio de forma segura. Contudo, crescer merece muita cautela e gera muita insegurança, pois ninguém quer pôr em risco o que já se conquistou.

É muito comum ter muito sucesso no primeiro negócio, pois geralmente a pessoa vai pro tudo ou nada! Ela foca todo seu esforço no negócio. Mas quando chega na hora de crescer… não consegue expandir por excesso de medo.

As vezes o medo de perder o controle é tão grande que evitamos até dar o primeiro passo em direção ao novo.

Só que com o conhecimento de o que é holding é possível ter uma visão mais clara, definir um plano de negócio/expansão que gere segurança para ampliação do negócio.

Mas por que a holding é essencial nesse processo?

Com a Holding sendo sócia majoritária, o empresário se permite arriscar mais, tendo em vista que seu negócio principal está sob a proteção de uma empresa no formato de holding. Essa empresa possui cláusulas especiais que protegem o que você conquistou e não expõe diretamente seu nome ou seus bens pessoais.

Além disso, geralmente já se possui uma equipe da área administrativa que será utilizada também para a gestão do novo negócio ou ampliação do segmento já existente, pois são pessoas já treinada e de sua confiança.

Assim, neste post quis apresentar um pouco do conceito de uma empresa com estilo Holding, que, como vimos, não há segredos. Trata-se de uma empresa como qualquer outra no que tange à questão burocrática. O que muda é apenas seu objetivo e um contrato social mais criterioso comcláusulas especiais que visam atender todos os interesses de seus sócios.

Mais dicas para empreender?

Siga o Instagram e Facebook do Planejador Jurídico !

12 visualizações0 comentário
bottom of page