Buscar
  • Marcio Nobre

Stop Loss: o que é e como usar essa ferramenta nos seus investimentos

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe o que é Stop Loss? A maioria dos investidores profissionais da bolsa de valores utilizam uma ferramenta denominada stop loss.

Nós empreendedores também podemos e devemos utilizar esta simples, porém muito eficaz, ferramenta de proteção do nosso patrimônio.

Nesta postagem quero apresentar o que é o stop loss e sua utilidade prática nos nossos negócios.

O que é Stop Loss?

O stop loss é exatamente o que ele diz, ou seja, pela tradução ele significa pare de perder. Portanto, pode ser compreendido como o limite de perda do capital investido.

Trata-se de definir um percentual no qual estou disposto a suportar de perda caso a operação de investimento comece a ter quedas.

Imagine que temos 100.000,00 para ser investido e compro ações da Petrobrás e determino o limite de perda de 30%, ou seja, estou disposto a perder nesta operação até 30.000,00, de modo que, caso o valor investido chegue a 70.000,00 preciso encerrar a operação com prejuízo e rever minha estratégia de investimento.

O uso do stop é uma segurança contra perdas maiores e contra a euforia causada psicologicamente quando estamos perdendo, pois sempre temos a “esperança” de que irá melhorar e ficamos paralisados vendo nosso dinheiro derretendo.

Assim, o uso do stop nos deixa frios e confiantes na estratégia anteriormente planejada.

Usando o Stop Loss com estratégia

Para ser eficaz e melhorar inclusive nossos ganhos, o stop deve ser ajustado de acordo com os ganhos.

Os 100.000,00 investidos, ao invés de perda, começou a ter ganho e aumentou o patrimônio para 110.000,00, neste caso, o stop de 30% se mantem, porém, sobre o novo saldo, onde agora teríamos:

110.000,00 – 30% = 77.000,00. Novo limite de perda

Veja que agora, nosso limite de perda, está superior ao anteriormente determinado, o stop é ajustado de acordo com o valor do novo saldo quando está em ascensão.

Conforme for aumentando nosso capital, o stop vai se ajustando, de forma que os ganhos sejam ilimitados, contudo a perda tem um novo limite.

Minha experiência além do mercado

O stop loss pode e deve ser utilizado em outros investimentos, tais como nosso patrimônio e empresas.

É fundamental definirmos um stop para perdas do patrimônio em decorrência dos riscos que todo empreendimento envolve.

O que estou trazendo aqui é por experiência própria, já tive muitas perdas, tanto na Bolsa de Valores como em negócios físicos, pois eu não utilizava o stop loss e nem tinha meu patrimônio segredado e protegido, infelizmente paguei caro pelo aprendizado.

Aliado ao uso do stop loss, devemos segregar e proteger parte do nosso patrimônio através das metodologias que venho apresentando no nosso blog Planejador Jurídico.

Lembrem-se sempre, não podemos confundir persistência com teimosia e ficar na esperança de que no final tudo ficará bem.

Eu aprendi às duras penas que, no final, pode ficar bem, desde que adotemos estratégias não só para aumentar nossos ganhos, mas principalmente para manter nosso patrimônio devidamente protegido e com perdas limitadas.

E você meu caro leitor, já definiu seu stop loss? Conta pra gente nos comentários! E se quer saber mais, gravei alguns vídeos sobre o tema lá no Instagram do PJ!

#investimentos #bolsadevalores #mindset #educaçãofinanceira #ferramentainvestimento

0 visualização

© 2019 por Palombina.

Planejador Jurídico
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon