top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarcio Nobre

Como ser produtivo: Minha experiência trabalhando com várias empresas

Tempo de leitura: 6 minutos

Muita gente me pergunta sobre como ser produtivo. Afinal, tem se pregado por aí que o sucesso é atingido por quem tem vários projetos e vários trabalhos ao mesmo tempo. Essa coisa louca de ser workaholic, ligado no 220V ou não ter tempo livre parece ser a moda no momento. Por que deixar uma janela na agenda se a gente pode encaixar aquele cafézinho com o cliente, né?

Acredite, esse pensamento pode trazer consequências ruins no futuro. Hoje quero compartilhar meu processo de aprendizado em como ser produtivo. Quero mostrar que infelizmente não tem como brincar de malabarista e fazer várias coisas ao mesmo tempo. No entanto tem sim como lidar com vários projetos sem se descabelar ou jogar tudo pro alto.


como ser produtivo

Como manter o foco trabalhando com vários projetos

Muitas pessoas me questionam sobre como ser produtivo devido ao meu trabalho com quatro empreendimentos diferentes. Como empresário, advogado e contador eu acabei aprendendo cedo o valor do empreendedorismo e decidi fazer dele meu meio de vida. Hoje, as 4 empresas não são um fardo estressante, muito pelo contrário.

“Marcio, é difícil tocar 4 empresas? Onde você direciona o foco? Como mantém o foco?!”. 

Eu consigo compreender o contexto dessa pergunta. Para muitos lidar com vários projetos ao mesmo tempo significa caos. Mas te garanto que não precisa ser assim. Para deixar a coisa mais didática, vou te dar um exemplo bem simples.

Você já parou para analisar a sua escrivaninha ou mesa de trabalho? Quando temos muita coisa em cima da mesa (papéis, canetas, contratos, calculadora, contas a pagar, chaves, etc), a probabilidade dela estar bagunçada é grande. Logo, a chance de você se distrair ou perder o foco também é ainda maior. Afinal, é fácil perder o foco ao ver a conta que esqueceu de pagar ali do lado. Ou bater o olho na agenda e lembrar subitamente da mensagem de aniversário que esqueceu de enviar para a sua irmã.

A melhor forma de conseguir manter o foco no trabalho é limpar toda a mesa, guardar cada coisa em seu lugar. Depois de tudo organizado, deixar disposto em cima da mesa apenas o que você vai usar para trabalhar ou estudar. Limpar o espaço de trabalho é também significa dar direção e foco pro que você precisa. Dessa forma simples que você pode cuidar também da bagunça dos vários projetos, coisas ou trabalho que possui.

Da mesma maneira que você tem que passar limpando e organizando a mesa, você deve organizar seus pensamentos, ações e afazeres em cada projeto. A partir daí poderá aplicar a técnica mágica de como ser produtivo.

Trabalhar em blocos

Hoje eu não tenho perca de foco porque eu trabalho em blocos. Apesar de parecer um pensamento estranho, ele funciona muito bem.

Mas o que é trabalhar em blocos?

É trabalhar focado em cada coisa de acordo com o seu momento.

Por exemplo, na Nobre Villela Sociedade de Advogados eu não trabalho todo dia. Claro, isso é possível pois tenho uma equipe maravilhosa que me dá total apoio. Mas eu escolho não trabalhar com eles todos os dias, devido aos outros negócios. Para eles, separo alguns dias específicos na minha agenda. Assim, no momento em que eu trabalho com eles, estou inteiramente presente, focado, dedicado. Hoje eu me dedico três dias por semana à empresa. Nesses dias e horários escolhidos o foco é total, nem mesmo o Whatsapp me tira a atenção. E-mails, atendimento ao cliente, reuniões com a equipe, discussão sobre teses… tudo o que eles precisarem, estarei a disposição durante esses dias.

Então eu trabalho em uma única coisa por vez, logo, trabalho em blocos de foco e atenção. Para o Blog do Planejador Jurídico eu me dedico apenas um dia por semana. Nos demais dias conto com uma equipe para me ajudar na divulgação e a me auxiliar nas publicações. Na Nobre Assessoria e na Ana Maria Empreendimentos é o mesmo esquema.

Todos esses negócios são centrados em uma única coisa: o empreendedorismo. Todos faze parte de um projeto maior. Logo, as empresas   são interligadas por uma característica, que sou eu, o empresário. Dessa forma, é fácil perceber que uma empresa é subproduto da outra.

Quando eu vendo um trabalho de proteção de patrimônio, consigo também um cliente para a contabilidade (Nobre Assessoria) e também da Ana Maria Empreendimentos. Além de que o serviço de proteção de patrimônio é encontrado pelo conteúdo aqui do Planejador Jurídico. Como você pode ver, tudo está interligado!

O grande segredo em como ser produtivo é…

Portanto, quero dar essa dica de como ser produtivo para que as pessoas desmistifiquem a produtividade. Ser produtivo não é apenas fazer várias coisas, mas sim fazer várias coisas com excelência.

Tem gente que abomina o ato de ser multitarefa pois acredita que fazer muitas coisas é igual a não fazer nada bem feito. Mas não é esse o caso. É possível aprender a como ser produtivo e realizar cada tarefa com excelência. O segredo é trabalhar em blocos e perceber que no momento você não está fazendo muitas coisas, está fazendo apenas UMA. Você tem que ter apenas UM objetivo! Do contrário não vai conseguir excelência.

Eu sou uma pessoa multitarefa, mas na verdade eu trabalho em blocos, com objetivos setorizados. Assim consigo dar conta de todas as empresas.

Outro ponto a ser ressaltado é que as empresas tratam de assuntos interligados. É como se cada projeto fosse uma parte de um projeto maior. Esse é um fato determinante para que o trabalho em blocos funcione, pois eu consigo setorizar todas as tarefas de acordo com a empresa ou campo correspondente.

Não tem como escapar do planejamento

Pensando dessa forma fica fácil perceber que o grande aliado da produtividade é o planejamento. Ao organizar os projetos e afazeres, consigo ter noção de quanto tempo cada tarefa demanda. Com essa informação em mãos, então consigo organizar minha agenda para encaixar todos os afazeres. Dessa forma, quando estiver no meio do trabalho não vou perder o foco, pois sei que tenho um horário específico para cuidar de qualquer outro assunto que apareça.

É essa a magia do planejamento. Ele vai além de ensinamentos de como ser produtivo e pode te mostrar até mesmo como ter uma rotina mais saudável e tranquila, dentro de todos os padrões que você sempre quis. Afinal, basta se planejar e trabalhar com foco em cada bloco de ação desejada. Se quiser mais tempo com a família, praticar mais exercícios ou até melhorar a alimentação, basta separar tempo e focar nessa ação.

Eu aprendi muito do que aplico hoje no livro “A única coisa”, dos autores Gary W. Keller e Jay Papasan. Quando comentou com outras pessoas sobre o método do livro as pessoas pensam que me dedico apenas a uma única coisa. Esse livro mostra exatamente o contrário. Ele esclarece que você pode fazer sim varias coisas. Sabe aquela velha história “calma! Uma coisa de cada vez…“? É isso. Você pode trabalhar com várias coisas ao mesmo tempo, desde que se dedique a uma úncia coisa por vez.

1 visualização0 comentário
bottom of page